Uma mulher, de 57 anos, foi resgatada na tarde de ontem (05) pelo helicóptero da Marinha, após ser atacada por búfalos. Ela foi salva por uma aeronave do Esquadrão de Helicópteros e depois foi removida ao pronto-socorro municipal para Corumbá – a aproximadamente 417 quilômetros de Campo Grande.
Segundo Diário Corumbaense, a vítima saiu para pegar lenha com o marido no campo, quando foram atacados por vários búfalos. Ela foi pisoteada por um dos animais e apresentava suspeita de fratura nas costelas, ferimento na cabeça, lesão no tórax, corte na virilha esquerda, fratura no tornozelo esquerdo e vários hematomas pelo corpo. Acionada, equipe da Marinha foi até o local para prestar os primeiros atendimentos.
Esse tipo de resgate se chama Evacuação Aero Médica (EVAM), que está à disposição da população que necessita de socorro e mora em localidades muito distantes, porém, é preciso que o contato seja feito com rapidez. Geralmente, os ribeirinhos fazem pedido de socorro ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, que imediatamente aciona a Marinha. (João Fernandes)