Seguranças patrimoniais que fazem o monitoramento de áreas invadidas, denunciaram na quarta-feira (25), a ameaça de indígenas ocupantes das propriedades. Além disso, eles relatam que os invasores ainda deram tiros contra o container onde está instalada uma espécie de guarita dos profissionais, próxima ao Anél Viário, em Dourados – 228 quilômetros de Campo Grande.
Segundo Dourados News, imagens foram gravadas mostrando buracos na lataria do container, que segundo o segurança Anderson Baes, teria sido provocado por disparos feitos pelos indígenas. Os tiros teriam ocorrido no sábado (21) e boletins de ocorrência já foram registrados na Delegacia de Polícia Civil da cidade.
O comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva, relatou que os indígenas não só ameaçam os seguranças, como também agentes da polícia. Ele considera que enquanto a situação não for esclarecida juridicamente, os perigos de ocorrências graves permanecerá.
O líder indígena Gaudêncio Benitez avalia de forma semelhante, dizendo que há uma necessidade das autoridades competentes em tomar uma postura que coloque fim na ‘‘guerra pela terra’’. (João Fernandes)