Redução ocorre devido ao isolamento social
Os índices de criminalidade no Estado seguem em redução, casos de roubos, furtos e de violência doméstica registraram queda nos meses de março e junho. A baixa ocorre devido ao período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Conforme o levantamento apresentado pela Superintendência de Inteligência de Segurança Pública (SISP) e pela Coordenadoria de Fiscalização e Controle da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o número de furtos caiu 28,37%, entre março e junho. Na mesma data, ocorreu a queda de 41,24% nos crimes de roubo.
Em relação aos casos de violência doméstica, foram registrados a leve redução de 16,19%.
Os dados revelam ainda que, enquanto os índices de homicídio doloso (intenção de matar) se mantiveram em menos 0,79%, na Capital houve o aumento de 137%.
Na perspectiva do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, a redução de crimes como roubos e furtos está diretamente relacionada às ações de prevenção e repressão das forças policiais, associadas às medidas de isolamento social.
“Com as pessoas se resguardando em casa, as forças policiais puderam otimizar suas ações na prevenção e combate a outros crimes, atuando e se empenhando também no combate ao vírus”, disse o secretário.
Ele citou ainda o foco no trabalho de inteligência, aumento do policiamento preventivo e ostensivo nas principais vias e, sobretudo, os investimentos do Governo do Estado na capacitação, integração e reaparelhamento da polícia.
(Texto: Jéssica Vitória com informações do Portal MS)