Um idoso de 62 anos perdeu R$ 112 mil após cair no golpe do falso advogado em Dourados, a 251 quilômetros de Campo Grande. O caso foi registrado nessa quarta-feira (5), depois que a vítima procurou a Polícia Civil ao perceber que havia sido enganada.
Segundo o boletim de ocorrência, o idoso recebeu uma ligação via WhatsApp de alguém que se apresentou como seu advogado, informando sobre uma suposta decisão favorável em um processo contra o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). O golpista afirmou que, para liberar o valor da ação, seria necessário o pagamento de taxas e custas judiciais, sob risco de o dinheiro ser tributado.
Convencido, o homem fez três transferências que somaram R$ 112 mil. A fraude só foi descoberta quando o suposto advogado desapareceu. A vítima entregou à polícia comprovantes bancários e o histórico das conversas com o golpista. O caso será investigado como estelionato.
Golpes que utilizam falsos advogados e decisões judiciais têm crescido no Estado, especialmente contra idosos. Especialistas reforçam a orientação de nunca fazer pagamentos sem confirmar diretamente com o profissional por canais oficiais e desconfiar de solicitações urgentes envolvendo depósitos.
A Justiça Federal determinou que operadoras de telefonia criem um canal exclusivo para denúncias e bloqueiem, em até 24 horas, linhas usadas no “golpe do falso advogado”, atendendo parcialmente a um pedido da OAB-MS. A Ordem vai centralizar as denúncias e repassá-las às operadoras, que terão de suspender imediatamente os números usados por golpistas.
A decisão ainda será analisada em outros pontos, incluindo pedidos para que big techs criem mecanismos contra perfis falsos. Somente neste ano, a OAB-MS recebeu cerca de mil denúncias do golpe, que usa dados e até vozes clonadas de advogados. Autoridades reforçam que vítimas devem sempre confirmar a identidade do profissional antes de fazer transferências.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Jovem é esfaqueado durante assanto e tem pulmão perfurado, na Avenida Afonso Pena