Corporação teve 100% de aprovação em estudo conduzido pela Universidade Federal de Viçosa
A GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Campo Grande conquistou, nesta terça-feira (28), o reconhecimento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que classificou a corporação como uma das mais estruturadas e preparadas no país. De acordo com o Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais, realizado pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), a Guarda da Capital está entre as que alcançaram resultado máximo nos indicadores analisados.
O estudo, realizado em parceria com Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), destaca que, entre as 1.238 instituições analisadas, a CGM de Campo Grande, está 100% apta em todos os critérios, como estrutura, efetivo, capacitação e atuação das corporações.
Estar entre os melhores avaliados também é sinônimo de mais investimentos para a Guarda, que receberá verba para a melhoria constante do serviço prestado. O relatório faz parte do Programa Município Mais Seguro, lançado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que destinará R$ 171 milhões aos municípios para que fomentem ações de prevenção à violência, capacitação e tecnologias integradas.
Ao jornal O Estado de MS, o titular da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), Anderson Gonzaga, afirmou que este é um reconhecimento importante, especialmente por abrir portas para que tais recursos possam chegar na GCM e reverberar com resultados para a população.
“Em programas anteriores de captação de recursos, nos anos de 2022 e 2023, ficamos em 5º lugar trazendo quase R$1,5 milhão para a Capital. Este recurso está sendo investido, com contrapartidas da prefeitura, na Ronda Escolar e na Patrulha Maria da Penha. Com certeza, agora, iremos sair na frente de muitas cidades do país”, disse, reforçando que irá continuar trabalhando para prestar um serviço com ainda mais qualidade, legalidade e transparência.
Importante ressaltar que, entre os diferenciais de Campo Grande, estão o ingresso na corporação por meio de concurso público e a manutenção de uma lei de criação, bem como ter um código de conduta, o que reforça o caráter profissional da GCM.
Celebrando a conquista, a prefeita Adriane Lopes destacou que o resultado é fruto da valorização dos agentes e também dos investimentos realizados pela gestão.
A existência de um regulamento disciplinar adequado, um plano de cargos e carreiras e um código de conduta consolidam a nossa Guarda como referência nacional. Esse reconhecimento sintetiza o trabalho sério e a dedicação de todos que fazem parte da corporação”, destacou.
Ainda de acordo com Sesdes, a GCM cumpre com todos os parâmetros e normas atualizadas conforme as diretrizes dos programas e editais de chamamento público do Governo Federal. Além disso, a corporação ainda integra programas como Brasil Mais Seguro, Sinesp CAD 3.0, Alerta Brasil, TransfereGov e à Carteira Digital Nacional da Segurança Pública, que fortalecem a modernização e integração da GCM.
Por Ana Clara Julião