Campo Grande registrou uma queda drástica no crime de feminicídio, de janeiro a outubro de 2021, os casos que passaram dos nove em 2020 para apenas um este ano, apresentou uma queda de 88,9%. O levantamento da Sejusp/MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), aponta ainda que os homicídios passaram de 100 para 85 casos, uma redução de 15%.
Para a titular da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), delegada Elaine Benicasa, afirma que a redução de casos de feminicídio decorre de toda a rede de atendimento à mulher. “Essa rede sempre se preocupou com a divulgação ampla e maciça da informação, para que chegue à vítima de uma forma rápida, clara, direta, concisa, tanto por meio das redes sociais, imprensa, como através de palestras, fazendo com que a mulher se fortaleça”, explica.
No índice geral de crimes do estado, foram registradas quedas em comparação com o mesmo período do ano passado, de 23,1% nos roubos seguidos de morte, 14,2% nos roubos ao comércio, 10,8% nos roubos em via urbana e 9% no agrupado geral de roubos.
Em Mato Grosso do Sul, caíram também os furtos de veículos (-8,5%), os homicídios no trânsito (-11%) e os homicídios dolosos (0,9%), que é quando há intenção de matar.