Uma empresa que criava ‘javaporco’ foi multada pela Polícia Militar Ambiental de Naviraí nesta segunda-feira (28). O caso foi registrado após uma fiscalização da equipe em uma área rural arrendada, no município de Amambaí, onde foram encontrados os animais em espécie híbrida, resultante do cruzamento entre javali e porco doméstico, que pode chegar a 200 kg.
O órgão ambiental não permite mais novas criações e cruzamentos desse animal desde 2013, quando foi instituído como nocivo, inclusive, com permissão de abate, desde que com licenciamento junto ao órgão ambiental.
Segundo o responsável pela empresa, os animais foram capturados quando era realizada a colheita da soja na fazenda e foram aprisionados para engorda e posterior abate.
A criação é proibida pela norma. A empresa, com sede em Caarapó, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 2,2 mil.
Os responsáveis também responderão por crime ambiental, pela atividade de criação dos animais sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.