Na última sexta-feira (6), durante a operação ‘Piracema’, a Polícia Militar Ambiental prendeu dois jovens, de 19 e 23 anos por pesca ilegal. Eles usavam redes e tarrafas (apetrechos proibidos) e foram denunciados diversas vezes. Os dois foram flagrados no Rio Miranda, no município de Guia Lopes da Laguna.
Um dos infratores confessou que eles estavam em uma chácara e esperavam anoitecer para iniciar a pesca predatória. No local foram encontrados vários apetrechos de uso proibido, como três redes de pesca, um tarrafo e um exemplar de peixe da espécie jaú.
O peixe estava sem o couro e a carne, porém, com a cabeça, a coluna vertebral e a nadadeira caudal, o que tornou possível para polícia tomar as medidas e verificar que o animal estava abaixo da medida permitida por lei, que é de 95 centímetros para a espécie.
O pescado e os materiais foram apreendidos e os jovens, residentes em Jardim, foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil de Guia Lopes da Laguna. Eles responderão por crime ambiental de pesca predatória, que tem pena de um a três anos de detenção. Eles também foram autuados e multados administrativamente em um total de R$ 1.700,00.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações do Dourados News)