Deam prende 28 homens durante a segunda fase da operação Bellatrix

Foto: Nilson Figueiredo
Foto: Nilson Figueiredo

O mês de agosto começou e as ações em alusão ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento da violência contra a mulher, iniciaram com uma operação feita pela Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), que prendeu 28 homens em todo o Estado, por praticarem crimes de violência doméstica. 

Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de prisão, sendo 15 na capital e 13 no interior do MS (1 em Bataguassu, 3 em Corumbá, 2 em Dourados, 3 em Coxim, 4 em Nova Andradina e duas buscas). 

Conforme dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), neste ano, o Estado já soma, até o último dia 31 de julho, mais de 1,2 mil ocorrências de violência doméstica e 16 casos de feminicídio. 

“Bellatrix” é a terceira estrela mais brilhante da constelação de Orion e a 27ª mais brilhante do céu noturno. O nome Bellatrix vem do latim e significa guerreira. E segunda fase porque incluiu os municípios do interior do Estado, conforme explicado pela delegada Elaine Benicasa, da Deam. 

“Hoje (2), nós encerramos a operação Bellatrix fase 2 em alusão ao Agosto Lilás, é segunda fase porque se estendeu em municípios do Estado e o resultado foi muito exitoso, com 15 mandados cumpridos na Capital e 11 no interior, contando com todas as delegacias do interior sob minha coordenação. O nome é em homenagem a estas mulheres guerreiras que têm coragem de relatar o crime”, destacou. 

As ações são intensificadas, mas a Deam constantemente realiza prisões e ações em favor das mulheres. Segundo a delegada Elaine Benicasa, estiveram envolvidos mais de 50 policiais.

“A dificuldade da Polícia Civil não é só o acolhimento, mas demonstrar que há punição aos autores de violência doméstica”, declarou a delegada, que contou que as denúncias foram dos mais diferentes casos, como: agressões físicas, verbais, dentre outras. 

“Faz parte levarmos todas as informações em benefício à Lei Maria da Penha e a nossa vontade é que as mulheres se sintam seguras e denunciem. A Deam tem resolvido 100% dos casos suspeitos e isto é muito bom, porque estamos prendendo estes homens”, concluiu a delegada. 

Conforme noticiado anteriormente, pelo jornal O Estado, a Deam intensificará as ações neste mês de agosto, o “Agosto Lilás”, mês de combate e enfrentamento à violência contra a mulher. 

Confira mais notícias na edição impressa do Jornal O Estado do MS.

 

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *