Uma criança de quatro anos foi resgatada pela Polícia Militar em situação de suspeita de maus-tratos, na segunda-feira (27), no Jardim Colúmbia, em Campo Grande. O menino apresentava um corte profundo na mão direita e hematomas visíveis no pescoço. A descoberta ocorreu de forma inesperada, durante o atendimento a uma ocorrência de desentendimento entre dois homens por causa de atraso no pagamento do aluguel.
Segundo o boletim de ocorrência, a briga entre o locador e o inquilino era apenas verbal. No entanto, ao serem autorizados a entrar no imóvel, os policiais perceberam algo muito mais grave. No quintal, encontraram a criança ferida e em condições precárias de higiene. O dono da casa relatou que, sempre que vai cobrar o aluguel, encontra o casal discutindo e o menino chorando. Ele descreveu o ambiente como sujo, com mau cheiro e acúmulo de lixo.
A mãe do menino, de 25 anos, que trabalha como ajudante de conservação e limpeza, afirmou que “perdeu a cabeça” e acertou o pescoço da criança com uma chinelada. Já o corte na mão, segundo ela, teria ocorrido quando o filho caiu enquanto carregava uma garrafa de vidro de refrigerante. A mulher ainda disse não ter procurado atendimento médico por medo de ser despejada, já que o proprietário teria ameaçado cortar a água da casa.
O padrasto, de 31 anos, caseiro, declarou à polícia que soube da agressão quatro dias depois do ocorrido e alegou que o motivo seria o furto de pequenos objetos em um mercadinho próximo. Ele confirmou a versão sobre a queda com a garrafa. O casal admitiu ser usuário de drogas.
Devido à gravidade do ferimento na mão, o menino foi levado pela Polícia Militar à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Bahia, onde recebeu cuidados médicos. O Conselho Tutelar da Região Norte foi acionado e acompanha o caso.
A mãe e o padrasto foram presos em flagrante e devem passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (29). O caso está sob investigação da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente).
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Bebê de 1 ano é levada para o hospital após tomar água sanitária, em Corumbá