O Comando de Operações Penitenciárias (COPE), que pertence a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), divulgou o balanço trimestral de ações desenvolvidas pelo grupo. As atividades realizadas foram escoltas intermunicipais, intervenções em unidades penais do Estado, apoio na formação continuada, entre outras áreas de atuação.
O objetivo foi apresentar o trabalho realizado pelo COPE nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano. Ao todo, foram realizadas 2.118 escoltas dentro de Mato Grosso do Sul; 10 intervenções em unidades prisionais do Estado; além de quatro treinamentos, um nivelamento e um Curso de Intervenção Prisional e Escolta (CIPE), finalizado em maio deste ano, com 33 servidores capacitados.
Segundo o comandante do COPE, agente João Bosco Correia, apesar das dificuldades enfrentadas pela necessidade de aumento do efetivo, o grupo realizou todo o trabalho sempre dentro dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), priorizando a segurança tanto nas escoltas como nas intervenções prisionais. “Isso demonstra o empenho dos servidores penitenciários integrantes em sempre oferecer um trabalho de qualidade e responsável”, parabenizou.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)