Durante uma fiscalização fluvial no rio Aquidauana, Policiais Militares Ambientais do Posto da Cachoeira do Sossego, em Rochedo, no rio Aquidauana, prenderam três pescadores por pesca predatória. A prisão se deu no momento em que os infratores armavam a pescaria e colocavam iscas em anzóis de galho (petrechos proibidos).
O grupo foi surpreendido quando policias chegaram em uma embarcação, na hora em que um dos pescadores retirava o um pintado que tinha sido capturado com os petrechos ilegais.
Um dos peixes apresentava-se acima da medida permitida pela legislação (1,30 metro). Foram apreendidos: 38 quilos de pescado, um motor de popa com tanque de combustível, um barco e foram retirados do rio e apreendidos vários anzóis de galho.
Os pescadores, dois pedreiros de 22 e 50 anos e um estudante, de 24 anos, residentes em Campo Grande, receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Rochedo, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção.
Eles também foram autuados administrativamente e multados em R$ 1,5 mil cada um. O pescado será doado para instituições filantrópicas.
(Texto: Karine Alencar com o Jornal da Nova)