Após receber denúncias de moradores do bairro Jardim Novos Estados, em Campo Grande, um homem de 28 anos foi preso e autuado nesta quinta-feira (23), por maus tratos a dois cães de grande porte.
A Polícia Militar Ambiental foi chamada para investigar o local e constatou que os animais, da raça Leão da Rodésia, se encontravam sem alimentação e água, apresentando visíveis sinais de desnutrição e desidratação, excessiva infestação por carrapatos. No ambiente havia muitas fezes, inclusive, líquidas e sanguinolentas, indicando más condições de saúde.
Os agentes disponibilizaram água e alimento para os animais, pois o tutor dos cães não se encontrava na residência. Conforme informações de vizinhos do suspeito, ele não era visto no local há dias. A equipe fez contato via telefone com uma ONG (Instituto Guarda Animal) que se prontificou a acolher temporariamente os animais, inclusive, levando os cães para uma clínica médica veterinária na Capital.
O homem foi localizado pela Polícia e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. Ele foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 6.000,00 por maus tratos. O homem responderá por crime ambiental, com pena de dois a cinco anos de reclusão.
Com informações da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul.