Uma bebê de apenas 1 mês e 16 dias foi internada na Santa Casa de Campo Grande, na noite de quarta-feira (7), com diversas fraturas nas costelas, e o caso passou a ser investigado pela polícia. Os pais da criança, de 20 e 21 anos, foram encaminhados à delegacia após levantamento de suspeita de maus-tratos.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada após a equipe do hospital identificar múltiplas lesões no corpo da bebê. Conforme relato da assistente social, a criança apresentava cerca de 13 fraturas nas costelas, além de derrame pleural à direita, conhecido como acúmulo de líquido no pulmão. A suspeita inicial é de que as lesões tenham sido provocadas pelo uso excessivo de força.
A mãe contou aos policiais que, no domingo (4), o pai da criança realizou uma massagem na região do tórax para tentar aliviar cólicas e gases da filha. Segundo ela, a força teria sido aplicada de maneira inadequada. Ainda conforme o depoimento, o casal não buscou atendimento médico imediatamente porque a bebê não aparentava sentir dor e eles não tinham recursos financeiros para levá-la a uma unidade de saúde.
Somente na quarta-feira, após receber o salário, a mãe levou a criança até a UPA do bairro Leblon. Diante da gravidade do quadro, a bebê foi transferida para a Santa Casa.
O pai não estava no hospital no momento da chegada da polícia, pois teria saído para buscar roupas pessoais após ser informado de que a PM seria acionada. Ele retornou mais tarde e confirmou a versão apresentada pela mãe, afirmando que tentou massagear a filha para aliviar o desconforto, mas acabou usando força excessiva por estar nervoso com o choro da bebê.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, o homem disse que tentou acionar o Samu, mas não conseguiu comprovar a ligação. No celular dele, os policiais encontraram uma mensagem enviada a um conhecido, que orientava a procurar atendimento médico imediatamente. O pai alegou que não levou a filha antes por não ter dinheiro para transporte por aplicativo.
Diante da situação, o casal foi levado à delegacia, onde o caso foi registrado como lesão corporal culposa e omissão de socorro. A bebê permanece internada, sob acompanhamento da bisavó. O Conselho Tutelar foi acionado, mas nenhuma equipe compareceu ao hospital até o momento.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.