O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) bateu a marca de 100 toneladas de maconha apreendidas durante esse ano em Mato Grosso do Sul. De acordo com o departamento, até ontem (16), foram apreendidas 101.683 quilos de maconha, “uma marca história, desde sua criação em 1987”. A quantidade representa um aumento de 52% no número de apreensões, se comparado com o ano passado quando foram apreendidas 66,8 mil quilos.
Neste mês, já foram apreendidas 4,9 toneladas de maconha, sendo que só no último domingo (15) o DOF apreendeu 3,5 toneladas da droga enterrada em uma propriedade rural no município de Amambai, distante 340 km de Campo Grande. Segundo informações do departamento, os policiais receberam uma denúncia anônima que havia uma grande quantidade de droga no local.
A polícia foi até a propriedade rural próximo à cidade e um homem, de 26 anos, que não teve a identidade revelada, estava no local e mostrou onde estava a maconha. Ele relatou que o entorpecente era do seu irmão. Para desenterrar a droga, o DOF solicitou uma escavadeira da Prefeitura de Amambai.
Por conta da grande quantidade, um caminhão-baú do departamento foi acionado para conduzir a carga até Dourados, município distante 238 km da Capital. A ocorrência foi registrada e as 3,5 toneladas entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira). O homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
(Texto: Rafaela Alves)