Em meio a um grande caos, o Rio de Janeiro teve que inaugurar hoje segunda-feira (11) o quarto hospital de campanha para dar conta de tratar todos os infectados pela Covid-19. O Hospital do Parque dos Atletas, vai atender os pacientes que estão em estado grave.
Foram entregues hoje 80 leitos, 40 deles de unidade de tratamento intensivo (UTI). Todos os 200 leitos previstos para a unidade estarão funcionando até o próximo dia 22. Segundo o governo estadual, serão abertos 2 mil leitos de campanha na capital, região metropolitana e interior do estado até o fim do mês.
Ainda nesta segunda-feira, será ampliado o atendimento no Hospital de Campanha Lagoa-Barra, no Leblon, na zona sul, também gerido pela Rede D’or. Ele passa a oferecer 200 leitos. No sábado (9), o governo inaugurou o Hospital de Campanha do Maracanã, com 170 leitos, 50 deles de UTI. Mais 230 previstos serão entregues até o fim desta semana.
As três unidades contam com estrutura de alta complexidade, como respiradores, monitores cardíacos, tomógrafo digital, ultrassom, ecocardiógrafo e análises clínicas.
Pela rede municipal, a prefeitura inaugurou no dia 1º de maio o Hospital de Campanha do Riocentro, em Jacarepaguá, na zona oeste, com 100 leitos. Na quinta-feira (7), o prefeito Marcelo Crivella anunciou que os equipamentos para a abertura de mais 400 leitos previstos na unidade chegam ao Rio hoje.
(Texto: Karine Alencar com a Agência Brasil)