Programa Rastrear pretende diminuir taxa de contágio pela Covid19

Visando controlar a pandemia do novo coronavírus no Estado, a SES (Secretária de Estado de Saúde) em parceria com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) lança na próxima segunda-feira (28) o programa Rastrear. Agora, além do monitoramento dos casos confirmados, a saúde também vai checar quem teve contato com pessoas positivas a doença.

Segundo o secretário de saúde do Estado, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul é o único estado do país a fazer esse tipo de acompanhamento. A nova ferramenta vai auxiliar a colocar em isolamento não só aqueles que testaram positivo, como também quem teve contato com essas pessoas.

“O rastreamento significa uma identificação precoce dos casos suspeitos de COVID ou confirmados. Vamos rastrear todos os contatos com aquele caso positivo com isso nos vamos diminuir a taxa de contagio quebrando a cadeia de transmissão do vírus”, afirmou o secretário, destacando que a partir daí as equipes de saúde vão elaborar uma estratégia de monitoramento diário.

Geraldo ainda ressaltou que a saúde já vem se preparando para atuação do programa desde o mês de junho e que tanto os secretários municipais, quanto os servidores da SES já estão treinados para este serviço de monitoramento e rastreamento que será feito por contato telefônico e através das redes sociais.

“Estamos nos esforçando e criando estratégias para controle e diminuição da doença no Estado. Esperamos que a população colabore e nos ajude no rastreio e acompanhamento dos suspeitos e novos casos”, pontuou.

(Texto: Dayane Medina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *