A Pfizer pretende testar seu imunizante desenvolvido contra a Covid-19 em crianças menores de 12 anos. O anúncio foi feito na última terça-feira (8) e o estudo vai contar com mais de 4,5 mil crianças em 90 clínicas de quatro países.
Conforme as informações da agência de notícias Reuters, os testes serão feitos nos Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha. Para o teste, a empresa considerou a resposta imunológica de 144 crianças em um estudo de fase 1 da vacina de doses.
De acordo com a empresa, será testada uma dose de 10 microgramas em crianças com faixa etária entre 5 e 11 anos, e de 3 microgramas para os grupos de 6 meses e 5 anos de idade.
Ainda conforme o divulgado pela Pfizer, a empresa espera os resultados para o grupo entre 5 e 11 anos ainda em setembro e que, provavelmente, solicitará às agências reguladoras a autorização para uso emergencial no mesmo mês. Os dados do segundo grupo de crianças só devem sair depois, entre outubro e novembro.
A vacina desenvolvida pela Pfizer em parceria com a Biontech foi autorizada para crianças com 12 anos na Europa, Estados Unidos e Canadá. Elas recebem a dose de 30 microgramas do imunizante. Segundo a Reuters, quase 7 milhões de adolescentes receberam pelo menos a primeira dose da vacina nos Estados Unidos.