Pesquisa Nacional feita pelo instituto IBOPE Inteligência sobre a prevalência do coronavírus inicia a terceira fase em Campo Grande, entre os dias 21 e 23 de junho.
O estudo está sendo realizado em 130 municípios do país, em Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Dourados e Corumbá também integraram o trabalho. A coordenação do estudo é da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, com financiamento do Ministério da Saúde.
A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital.
Todo morador que aceitar participar da pesquisa terá que assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que informa sobre os objetivos, procedimentos, possíveis riscos, sigilo dos dados, voluntariedade da participação, entre outros aspectos. Os moradores menores de idade e/ou adultos legalmente incapazes receberão o Termo e terão que ser autorizados pelos pais e/ou responsável para participar.
Os entrevistadores foram testados e apenas aqueles que apresentaram resultado negativo irão às ruas para realização da coleta de dados e aplicação do teste sanguíneo. Todos estarão utilizando os equipamentos de proteção individuais (EPIs), conforme orientação do Ministério da Saúde. Além disso, todos os entrevistadores terão em mãos frascos de álcool gel, sacos de lixo infectante e caixas de descarte de materiais hospitalares.
O IBOPE Inteligência ressalta que é muito importante que os moradores dos domicílios selecionados aceitem participar desse estudo. Além de ficarem sabendo do resultado dos seus exames, contribuirão com a ciência e com os esforços de conter o avanço da pandemia no País.
Veja também: Decreto para uso de máscara prevê até interdição de estabelecimentos
(Texto: Inez Nazira com informações da assessoria)