Pacientes com o quadro grave de covid-19 podem transmitir o vírus por até três semanas, enquanto pessoas com a forma leve ou moderada podem transmitir a doença por até nove dias, segundo a líder técnica da resposta ao coronavírus da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove.
“Estamos usando essa informação para saber por quanto tempo alguém precisa ser isolado, para prevenir a transmissão para outros”, afirmou Maria.
Esse estudo foi apresentado por laboratórios parceiros da organização, tendo os dados ainda limitados.
A líder técnica salientou que depois dessas três semanas, pode ser que o contagio seja inexistente, mesmo o teste PCR (coletado por cotonete no nariz e garganta) pode dar positivo por um longo período de tempo. “Mas isso não significa, necessariamente, que essas pessoas são infecciosas, que podem transmitir o vírus para outros”, explicou.
Maria comentou a importância do isolamento de todos os casos, como maneira de evitar a disseminação do novo coronavírus. “É importante que todos os casos sejam identificados, mesmo os assintomáticos, porque eles também podem transmitir”.
Veja também: Governo encaminha máscaras para quilombolas e indígenas
(Texto: Inez Nazira)