MS segue habilitando novos leitos de UTI no caso de covid19

 Mato Grosso do Sul segue com o processo de habilitação de novos leitos clínicos e de UTI para tratamento de pacientes com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O procedimento é feito junto ao Ministério da Saúde, explicou nesta quarta-feira (15) o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

A intenção é instalar em todo o Estado 505 novos leitos, sendo 324 clínicos e 181 de UTI. “Se conseguirmos montar toda essa estrutura haveremos de ter quantidade razoável”, explicou Resende durante live nas redes sociais do Governo do Estado.

Cinco municípios receberão os novos leitos clínicos. São eles Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Já os leitos de UTI serão instalados em 12 cidades: Bataguassu, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.

“Vimos uma equipe dedicada, comprometida e motivada. A estrutura está praticamente pronta para atender um eventual aumento de demandas de pacientes infectados pelo coronavírus. Essa estruturação está sendo feita com bastante dedicação pela SES e seus funcionários”, disse Riedel.O Governo do Estado está empenhado na estruturação dos sistemas de saúde para atendimento de pessoas com covid-19. Também na live de hoje (15), o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, contou que o governador Reinaldo Azambuja e equipe vistoriaram a instalação do hospital de campanha ao lado do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).

O secretário ainda anunciou que a partir desta quinta-feira (16) serão liberados R$ 20 milhões para os municípios sul-mato-grossenses atuarem diante da pandemia do novo coronavírus. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares estaduais.

Ele ainda contou que a empresa Suzano, em contato com a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), fez a doação para Mato Grosso do Sul de 15 respiradores e 80 mil máscaras N95 – exclusivas para o uso de profissionais da saúde.

Até hoje, MS registrou 121 casos confirmados de covid-19, sendo que 4 deles evoluíram para óbitos. Outros 30 seguem em investigação.

Live

Diante da pandemia do novo coronavírus e da frequente necessidade de utilizar a informação como ferramenta de saúde, o Governo do Estado adotou o formato de entrevistas coletivas online transmitidas pelas redes sociais para informar jornalistas e sociedade sobre a situação da doença no Estado, evitando assim a propagação de fake news.

(Texto: Ana Beatriz Rodrigues com informações do Portal MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *