MS registra primeira morte de profissional da saúde

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul registrou nove mortes por coronavírus nas últimas 24 horas. Com isso, o Estado chega ao patamar de 56 vítimas da doença. As vítimas possuíam entre 29 e 86 anos e em todos os casos foram relatados comorbidades, como diabetes, hipertensão e obesidade. De acordo com o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), foi registrada a primeira morte entre profissionais da enfermagem em decorrência da COVID-19.

A técnica de enfermagem Rosimeire dos Santos Ajala, 44 anos, era servidora em Corumbá. De acordo com a prefeitura, Rosimeire atuava profissionalmente na maternidade e no Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil) da cidade. Rosimeire realizou o teste no último dia 15, quando foi internada na Santa Casa do município com febre, dor de garganta e falta de ar. O resultado positivo foi emitido no dia 16. Ela tinha diabetes, hipertensão e obesidade, e morreu na madrugada de terça-feira (23).

Em nota, o Coren-MS lamentou a perda precoce da profissional, que era admirada pela proatividade e alegria no desempenho de suas funções na enfermagem. O conselho explicou ainda que a profissional, por ter histórico de doenças crônicas, não fazia parte da linha de frente de enfrentamento à doença e que não foi possível estabelecer a origem do contágio. De acordo com o conselho, a orientação é para que os profissionais de enfermagem que fazem parte do grupo de risco sejam realocados para outras funções e que não atuem diretamente no combate à pandemia.

Confira a reportagem completa e outras notícias no caderno de cidades do jornal O Estado MS.

(Texto: Mariana Moreira/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *