A Johnson & Johnson anunciou na noite desta segunda-feira (12), que paralisou os testes clínicos da vacina que desenvolve contra a covid-19 por causa do adoecimento de um voluntário. A empresa norte-americana tinha iniciado no mês passado um grande teste de fase 3 da vacina, com a participação de mais de 60 mil pessoas nos Estados Unidos e em outros países.
Até então o sistema online usado para inscrever pacientes no estudo foi fechado, e foi convocado o conselho de monitoramento de dados e segurança – um órgão independente que zela pela segurança dos pacientes no ensaio clínico.
Conforme comunicado oficial, a Johnson & Johnson’s ressalta que “eventos adversos – doenças, acidentes etc – mesmo aqueles graves, são uma parte esperada de qualquer estudo clínico, especialmente grandes estudos”. O paciente esta sendo avaliado e analisado pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB).
Em suma a empresa diz ainda que a privacidade do paciente deve ser respeitada e que, como ainda está aprendendo mais sobre a doença deste participante, é importante ter todos os fatos antes de compartilhar informações adicionais.
(Com informações Isto É)
Veja também: Itália volta a endurecer restrições para a Covid-19