Maria Santana Aguiar, 63, foi a primeira pessoa da cidade de Itaporã a entrar no índice de mortes pelo Novo Coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul. A informação foi confirmada na tarde de domingo (7) pela Vigilância Epidemiológica do município.
Durante a transmissão, foi relatado que a suspeita é de que a mulher tenha tido contato com seu genro em Dourados, que trabalha com viagens e esteve no Nordeste na semana passada. A filha dela que também testou positivo para o vírus, mas que está em quarentena domiciliar.
Conforme a Prefeitura de Itaporã, a família comunicou que a vítima teve sintomas gripais, mas não procurou nenhuma unidade de saúde. Na última sexta-feira (5), uma ambulância da secretaria de Saúde foi acionada, mas quando os socorristas chegaram no sítio a mulher já estava morta.
A equipe de atenção básica do município entrou em contato com os demais membros da família e todos estão em isolamento domiciliar. Com isso, o Estado contabiliza 22 mortes e 2.253 casos confirmados do novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico.
Itaporã
Itaporã possui 66 casos confirmados, 56 casos suspeitos e 10 em investigação. 36 pacientes já foram recuperados. Esse é o 22º óbito pela doença no estado que atualmente tem 2.253 casos da doença.
A cidade localizada no Sul de MS, ocupa uma superfície de de 1 322,003 km². A cidade é conhecida como “Cidade do Peixe”, pois possui a maior lâmina d’água do estado em matéria de criação e produção de peixes.
(Texto: João Fernandes)