A Prefeitura de Campo Grande deu início a uma série de testagens nos funcionários que atuam nos postos de saúde. Ontem (18), a primeira a passar pela análise foi a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Aero Rancho. A testagem ocorre em todos que atuam no prédio, mesmo que não tenham apresentado sintomas. No total, serão cerca de 100 unidades avaliadas, além da UBS, e passarão pela testagem aqueles que trabalham em UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), UPAs (Unidade sde Pronto Atendimento), CRSs (Centros Regionais de Saúde), CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) e policlínicas odontológicas.
De acordo com as informações passadas pela prefeitura, a ação busca identificar a presença de casos assintomáticos nas unidades para evitar qualquer contágio e avaliar a presença do vírus na Capital. Os resultados dos exames são divulgados apenas nos boletins que apresentam os dados do vírus. Os servidores que apresentam sintomas semelhantes ao do novo coronavírus são afastados, assim como aqueles que pertencem ao grupo de risco. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, no caso de algum funcionário seja testado positivo para o vírus, este será afastado por até 14 dias.
Além da testagem em massa dos funcionários da saúde, todas as unidades passam por limpeza, com produtos que reduzem a probabilidade de contaminação. A prefeitura ainda informou que, no momento, não existe previsão para que as unidades de saúde sejam fechadas, mas pode ocorrer, caso haja uma redução drástica no número de funcionários por unidade.
Confira essa e outras notícias aqui, em nossa versão digital
(Texto: Amanda Amorim/publicado no site por Karine Alencar)