Um lote com 150 mil testes rápidos para detectar o novo coronavírus (covid-19) foi entregue nesta terça-feira (12) à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os testes são importados da China pela empresa vencedora da licitação para o fornecimento do material.
Com a remessa, o Distrito Federal vai chegar a cerca de 250 mil testes rápidos já comprados e utilizados, contando com os entregues pelo Ministério da Saúde. O objetivo inicial da Secretaria de Saúde era adquirir 560 mil testes rápidos, por meio de dispensa de licitação, como parte das medidas de enfrentamento ao vírus. As informações foram repassadas pelo governo local.
Ontem (11), 4.061 pessoas fizeram testes para detecção da doença nos 10 postos montados. Destas, 139 receberam o diagnóstico positivo para Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, foram feitos 59.378 testes e o resultado foi positivo para 602 pessoas.
O teste rápido é indicado entre o sétimo e décimo dia do início do aparecimento dos sintomas, como febre e tosse. O exame detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus Sars-CoV-2, que causa a covid-19. O resultado sai em até 30 minutos.
Agendamento
Os testes são agendados pelo site testa.df.gov.br ou pelo aplicativo e-GDF. O resultado é enviado para o e-mail cadastrado na plataforma. No site, é possível obter informação sobre quantas vagas há em cada local. A atualização ocorre a cada dois dias. Diariamente, são disponibilizadas em média 4 mil vagas nos postos de atendimento e, de acordo com o governo do DF, a procura por testes tem sido alta, com registro de 400 a 500 acessos simultâneos.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Agência Brasil)