Até ontem (19) mais 158 casos foram confirmados do novo coronavírus (COVID-19) em Dourados aumentando para 1.630. O deputado Barbosinha (DEM) se reuniu com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, e pediu a instalação, em caráter de urgência, de, pelo menos, dez leitos de UTI no Hospital da Vida, destinados exclusivamente para o atendimento de pacientes com a doença.
A crise tornou o município epicentro da doença, que segue avançando e a solicitação ao secretário é para que intervenha na liberação de monitores multiparamétricos que vão permitir a ativação dos dez respiradores pulmonares portáteis colocados à disposição do Hospital da Vida, mas que permanecem sem funcionamento.
“Estamos fazendo esse pedido em caráter de urgência urgentíssima. O Hospital da Vida possui leitos habilitados, mas eles não estão prontos para atender os pacientes com a COVID-19, o que só agrava
a situação da saúde no município”, ponderou Barbosinha.
A preocupação do parlamentar é que pessoas irão morrer sem respiradores se não houver a tomada de providências urgentes. Barbosinha protocolou, durante sessão da Assembleia, requerimento com pedido de informações sobre quantos leitos existem, de fato, disponíveis para atender os pacientes com a COVID-19. “As informações que chegam até nós é que existe uma quantidade habilitada no mapa hospitalar e que não é a mesma quantidade que está disponível para o tratamento específico
dos pacientes com a doença”, explica o deputado.
Ações
Até agora, Barbosinha sugeriu algumas ações para minimizar os impactos da doença no município, como o estudo de viabilidade para que o prédio em que funcionou um hipermercado, em Dourados, fosse transformado em hospital de base ou de campanha e que o local pudesse ser utilizado para a realização de exames rápidos em pacientes com suspeita de COVID- 19, por meio do sistema drive-thru.
Confira o material completo acessando o caderno de política na versão digital do Jornal O Estado MS.
(Texto: Rafael Belo com assessoria/Publicado por João Fernandes)