Os prefeitos de Mato Grosso do Sul aguardam a divulgação de um novo decreto do governo do Estado que deve sair nesta semana com medidas mais rígidas de prevenção contra COVID-19. Segundo um relatório do Programa Prosseguir de ontem (23), ao qual o jornal O Estado teve acesso, além de Campo Grande, outros três municípios entraram para a bandeira cinza, que indica grau extremo de transmissão da doença.
Enquanto novas regras estaduais não são divulgadas, a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) desenhou uma minuta de um decreto como sugestão para as cidades que se encontram em uma situação crítica por conta da pandemia. No mapa do Prosseguir com vigência de 21 de março a 27, as cidades de Bela Vista, Aral Moreira e Costa Rica estão na bandeira cinza junto com Campo Grande, que representa grau extremo de contágio por COVID.
Nessa faixa, as recomendações são de que os municípios fechem as atividades não essenciais. O prefeito de Costa Rica, que fica a 330 quilômetros da Capital, Delegado Cleverson, lamentou a situação em que a cidade se encontra e afirmou que aguarda o posicionamento do governo do Estado. “Hoje o Estado deve se posicionar. Nós vamos analisar as medidas adotadas pelo Estado, conforme for, vamos endurecer mais ainda”, disse.