Você sabe quais são os testes existentes hoje que realizam o diagnóstico para o novo coronavírus (covid-19)? No Brasil, três diferentes exames são capazes de detectar o vírus no corpo humano, sendo eles o: RT-PCR, sorologia e teste rápido. Apesar de serem feitos de formas diferentes, todos seguem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Conforme informações do Portal MS, dentre os três testes, um é considerado o “padrão ouro” pelos profissionais da área. Da sigla “Reverse-Transcriptase Polymerase Chain Reaction”, o RT-PCR detecta o vírus nas células do corpo humano. A análise é feita a partir de uma amostra coletada por raspagem no nariz ou na garganta do paciente. No caso, o material é coletado com um tipo de “cotonete”.
O exame é indicado para as pessoas que já apresentam sintomas do covid-19 e o resultado para ele sai entre 24h e 72h. Os especialistas alertam que o RT-PCR não é recomendado a partir do 10º dia de sintoma.
Além desse, existe o exame de sorologia que é feito a partir de amostras de sangue que identifica os anticorpos IgA, IgG ou IgM. Esses anticorpos, são produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. A recomendação médica é de que ele seja feito de duas a três semanas após o aparecimento de sintomas justamente por ele verificar a produção de anticorpos.
O último e terceiro é o teste rápido que utiliza pequenas gotas de sangue do dedo do paciente em uma lâmina de nitrocelulose – uma espécie de papel, onde ocorre a reação química do exame que identifica a resposta imunológica da pessoa em relação ao vírus. O resultado sai entre 10 e 30 minutos.
Veja mais:
Presidente da ALMS se pronuncia sobre suspeita de Covid-19
(Texto: Jéssica Vitória com informações do Portal MS)