Margaret Keenan, de 90 anos, tornou-se hoje (08) a primeira pessoa do mundo a receber a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Pfizer e BioNTech como parte da campanha de imunização iniciada no Reino Unido. Ela que fará 91 anos na semana que vem, relatou que o imunizante foi o “melhor presente de aniversário antecipado”.
Ela recebeu a dose da vacina às 6h31 (3h31 de Brasília), no Hospital Universitário de Coventry, no centro da Inglaterra. “Me sinto muito privilegiada por ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que poderia esperar”, diz Margaret. Dessa forma a idosa receberá a segunda dose da vacina em 21 dias.
O segundo vacinado no país foi um homem chamado William Shakespeare, de 81 anos, que se declarou “muito feliz”. No entanto, o Reino Unido foi o primeiro Estado ocidental a autorizar o uso de uma vacina contra a covid-19. A China já imuniza sua população há alguns meses, com uso emergencial de imunizantes.
Em suma cinquenta hospitais britânicos receberam nos últimos dias as primeiras 800 mil doses da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, a única autorizada até o momento pela agência reguladora do Reino Unido, que chegaram de laboratórios na Bélgica. A campanha britânica acontecerá em um primeiro momento apenas em hospitais devido à necessidade de armazenar a vacina em temperatura muito reduzid.
(Com informações: UOL)