As saídas para São Paulo, Três Lagoas e Sidrolândia terão por mais 15 dias as barreiras sanitárias instaladas. A previsão inicial era encerrar os trabalhos na terça-feira (22), mas, em decorrência dos resultados positivos e da necessidade de manter a vigilância dos principais acessos à cidade, houve consenso em estender até o dia 7 de julho. De acordo com a prefeitura, o objetivo é continuar orientando os motoristas e passageiros sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus, além de identificar e testar os casos suspeitos.
A medida está ocorrendo desde o dia 8 de junho em pontos onde o fluxo de veículos vindo dos municípios do interior e de outros estados é mais intenso. Até o dia 16 de junho, já foram 62.990 pessoas orientadas, 28.443 veículos abordados e 94 testes realizados, sendo 9 positivos. Todos apresentaram anticorpo IgG, o que significa que a pessoa teve contato com o vírus, mas é considerada curada, não havendo risco de transmissão.
Ontem (17), cerca de 100 servidores de diversas secretarias começaram a ser capacitados pela equipe técnica da Vigilância Sanitária municipal para atuarem em conjunto com os profissionais de saúde nas barreiras sanitárias a partir da próxima semana. Os servidores receberam orientações sobre a rotina e o fluxo de trabalho, método de abordagem e uso correto do termômetro para identificação de pacientes sintomáticos.
Acesse mais notícias sobre MS na versão digital da edição desta quinta-feira (18) do jornal O Estado MS.
(Texto: Dayane medina com assessoria/Publicado por João Fernandes)