O nascimento inesperado e inédito do filhote de peixe-boi fêmea da mamãe Paty com o papai Raimundo fez história nesta terça-feira (26), na APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais. A chegada desse baby representa uma oportunidade para novas pesquisas sobre a reprodução da espécie, o comportamento e a saúde desses animais pelo Projeto Peixe-Boi.
E, com o nascimento dessa importante fêmea a Apa está gerando uma interação para os internautas ajudar a escolher o nome dessa baby, que tem um significado importante para a espécie.
O filhote nasceu no recinto de aclimatação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
O parto aconteceu de madrugada, por isso não foi presenciado, mas mamãe e filhota estão bem, já em fase de amamentação. A recém-nascida mede 95 cm e pesa cerca de 12 kg.
Para a chefe da APA Costa dos Corais, Roberta Carvalho, o nascimento indica o caminho certo nas ações de repovoamento da espécie ameaçada de extinção. “Significa esperança para o equilíbrio ecológico e o desejo de que um dia os seres humanos compreendam o quanto ela é importante para o meio ambiente e para vida de muitas pessoas, colaborando até mesmo com o desenvolvimento econômico da região. Estamos felizes demais. Gratidão a todos os parceiros e equipes. Eles sim, são os responsáveis por essa conquista”, destacou.
Nome a caminho
A equipe da APA Costa dos Corais lançou nas redes sociais da Unidade de Conservação uma campanha para escolha do nome da recém-nascida. A comunidade vai poder votar entre os nomes de três personalidades alagoanas: Zeza do Coco, Mestre Irinéia e Dona Flori.
Para participar da votação e acompanhar o resultado, basta seguir a APA Costa dos Corais no Instagram: @icmbio_costadoscorais.
Zeza do Coco, Mestre Irinéia e Dona Flori? Qual você prefere?
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por ICMBio Costa dos Corais (@icmbio_costadoscorais)