No dia 5 de novembro começa a Piracema, época de procriação dos peixes. Os rios são protegidos para que os animais possam se reproduzir e não entrar em extinção. O Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) alerta aos pescadores amadores que esse é o último final de semana permitido para pesca em todo o Estado.
O diretor do Imasul, André Borges, disse em detalhes a importância da Piracema: “esse período os peixes estão fazendo a reprodução, e existe algumas espécies que se deslocam de lugar para ele poder fazer a desova, e por conta dessa reprodução é suspensa às pescas para a proteção desses peixes”, destacou.
O tempo da Piracema é de 5 de novembro até 28 de fevereiro, a fiscalização é rigorosa nesse período, a Polícia Militar Ambiental e Imasul estarão fazendo monitoramento nos rios, também em estradas e em estabelecimentos que comercializam o peixe.
“Se uma pessoa for pega pescando, tudo que estiver sendo usado para fazer a pesca proibida será apreendida e o autor terá que responder pelo crime ambiental de pesca predatória de degradação da biodiversidade”, finalizou André Borges. Com informações de Itamar Buzzatta.