Ação judicial tenta derrubar liminar que autoriza exploração da Serra do Curral

Serra do Curral
Foto: Prefeitura de BH

Prefeitura de Belo Horizonte protocolou uma ação na Justiça Federal com objetivo de suspender o licenciamento ambiental concedido ao complexo minerário Tamisa (Taquaril Mineração S.A) na Serra do Curral, em Minas Gerais.

Na ação, a Procuradoria-Geral do município argumenta que a exploração minerária pode ocasionar geológico de erosão do Pico Belo Horizonte, local tombado nas esferas municipal e federal, além de oferecer riscos à segurança hídrica de Belo Horizonte.

A liminar que autoriza a exploração da Serra da Curral, em Nova Lima foi aprovada pelo Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) no último sábado (30), a decisão foi recebida sob fortes protestos de ambientalistas.

Para tentar reverter a autorização e pressionar as autoridades, ambientalistas criaram o abaixo assinado “Tira o pé da minha serra”, que ganhou apoio de artistas e membros da sociedade civil, como Milton Nascimento, Caetano Veloso e Chico Buarque. A petição conta com 54758 assinaturas.

“Por 8 votos a 4, o COPAM aprovou o licenciamento do megaprojeto de mineração na Serra do Curral. O poder das mineradoras falou mais alto que a imensa mobilização popular, as recomendações do Ministério Público e os pareceres técnicos de pesquisadores e ambientalistas”, destaca a nota dos ambientalistas.

Com informações da Folhapress.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *