MS antecipa prazo e libera queima controlada, com exceção do Pantanal

Foto: Corpo de Bombeiros/arquivo
Foto: Corpo de Bombeiros/arquivo

Foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (24), a nova resolução que libera, com exceção do Pantanal, a queima controlada e queima prescrita, conhecida como MIF (Manejo Integrado do Fogo), quando devidamente autorizadas. A decisão se baseia em nota técnica do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), que aponta a melhoria das condições climáticas especialmente nas áreas de Cerrado e Mata Atlântica.

A prática estava proibida desde agosto deste ano, devido um quadro de condições climáticas adversas. A decisão era válida até 30 de novembro no Estado, com prazo maior para o Pantanal.

Vale ressaltar que, no caso do bioma Pantanal, não houve mudança. A proibição de  queima controlada e prescrita vai até 31 de dezembro de 2025.

O documento é assinado pelo titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), André Borges.

A queima controlada é o uso planejado e autorizado do fogo em áreas específicas para prevenir incêndios e controlar a biomassa acumulada. A atividade é acompanhada por técnicos e dentro de limites pré-definidos.  A modalidade prescrita acontece para fins de conservação, pesquisa ou manejo.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *