Incêndio na Serra do Amolar mobiliza reforço de brigadistas e aeronaves para combate

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fogo em área de difícil acesso no Pantanal já dura três dias e mobiliza Ibama, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Um incêndio de grandes proporções atinge desde sábado (27) a Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, área reconhecida como santuário ecológico e patrimônio natural da humanidade. O fogo ocorre em terreno de difícil acesso, e a chegada até o local leva cerca de oito horas de barco, tornando o combate ainda mais complexo.

No momento, 14 brigadistas atuam diretamente na linha de frente para conter as chamas, aguardando reforço das equipes que chegam por via aérea. Duas aeronaves da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul estão previstas para chegar ainda nesta terça-feira (30), e um helicóptero do IBAMA, vindo do Xingu, deve reforçar a operação no início da tarde.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Angelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), destacou a complexidade do trabalho e a coordenação entre instituições: “Nós estamos com a Brigada Alto Pantanal, neste momento na região da Serra do Amolar, onde o sistema Pantera detectou [fogo] no último sábado, por volta de 12 horas. Provavelmente a ignição ocorreu por causa de um raio no topo, a mais de 900 metros de altura”.

Ele reforçou ainda a importância da atuação rápida para evitar que o fogo se espalhe: “Estamos mobilizados, empenhados com todas as instituições para esse combate que é importante. Estamos passando um ano ainda muito tranquilo e vamos tentar debelar esse fogo logo no início para evitar que ele se agrave.”

A expectativa das autoridades é que, com o reforço das aeronaves e helicóptero, seja possível controlar o incêndio antes que ele comprometa áreas ainda maiores da região.

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *