O alerta laranja emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) se confirmou, e a tempestade “distante” agora encharca Campo Grande de chuva relativamente forte há pelo menos 20 minutos. O aviso vai até às 18h desta sexta-feira (11), porém a previsão do tempo se encaminha para que este fim de semana seja de mais aguaceiro pelo Estado.
Assista abaixo:
Até o próximo domingo (13), é provável que os campo-grandenses tenham que ficar em casa acompanhando a chuva da janela. Por dia, é possível que escorra entre 50 a 100 mm, o equivalente a altura de 1 cm – podendo ultrapassar a medida. Ventos intensos de 60 a 100 km/h, além do risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores… então é bom se precaver.
Sobre os alagamentos, leitores de O Estado Online já puderam verificar certas partes da cidade intransitáveis para os pedrestes – como no caso avenida Calógeras, região central de Campo Grande. E parece que a situação pode piorar para os carros que se arriscam a correr pelo “rio” de asfalto. Veja a seguir:
Na Capital e interior
O tempo também será instável em boa parte do Estado. Conforme dados meteorológicos do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de MS), chuvas de intensidade moderada a forte poderão atingir praticamente todas os 79 municípios estaduais. Ainda, estarão acompanhadas de raios e rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Os maiores acumulados de aguaceiro serão desta sexta-feira até amanhã (12), isso para as regiões sudoeste e sul de MS, além do Pantanal sul-mato-grossense.
Ao longo do fim de semana, as temperaturas irão cair devido à passagem da frente fria. São esperadas mínimas e máximas de 30/34ºC (leste), 27/32ºC (sudoeste) e de 27/29ºC (região pantaneira).
Na Capital, mínima de 26ºC e máxima de 30ºC.