Veículos clonados e firmas de fachada sustentavam esquema milionário de tráfico de drogas

Foto: divulgação/PF
Foto: divulgação/PF

PF desmantela esquema milionário de tráfico que usava caminhonetes clonadas e empresas de fachada. 15 são presos

 

A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação Hereditas Damnare, que investiga uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas em larga escala. O grupo, segundo as apurações, utilizava caminhonetes clonadas e empresas de fachada do setor de transporte de cargas para movimentar dezenas de milhões de reais em entorpecentes vindos do Paraguai.

De acordo com a PF, mais de 14 toneladas de maconha já foram apreendidas em ações ligadas ao esquema criminoso. A droga era trazida por veículos de grande porte da fronteira paraguaia e distribuída em grandes centros urbanos, principalmente São Paulo.

A operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Dourados e Ponta Porã), oito em São Paulo (Grande São Paulo e Bauru), e um na Bahia. Também foram expedidos 15 mandados de prisão e determinado o bloqueio de R$ 5,4 milhões em bens dos investigados.

Em Campo Grande, dois condomínios foram alvos da ação, o Castello Di Pietro, no bairro Rita Vieira, e o Parque Castelo de Andorra, na Avenida Senador Antônio Mendes Canale, bairro Pioneiros. Moradores relataram que os primeiros agentes chegaram por volta das 6h da manhã, mostrando a foto de um dos procurados a funcionários e vizinhos.

O esquema

Segundo as investigações, os criminosos registravam empresas de transporte em nome de integrantes da facção para dar aparência de legalidade ao esquema. A estratégia permitia o uso de veículos de carga nas rotas de transporte, camuflando a movimentação do entorpecente.

O nome da operação, Hereditas Damnare, que em tradução livre significa “herança maldita”, faz referência a um dos líderes da organização, que assumiu as atividades criminosas após a prisão do pai, também detido pelo mesmo tipo de crime.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar o rastreamento do patrimônio obtido de forma ilícita.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais

Polícia Federal cumpre mandados em condomínio da Capital durante operação contra o tráfico de drogas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *