A UFN3 (fábrica de fertilizantes nitrogenados) em Três Lagoas já tem um novo comprador. Depois que a Petrobras divulgou um comunicado na última semana, com a informação que o processo de venda da fábrica para o grupo russo Acron foi descontinuado, a empresa petroquímica Unigel demonstrou interesse na compra.
De acordo com o comunicado da Petrobras, lançado na última quinta-feira (28) o plano de negócios proposto pelo grupo russo impossibilitava determinadas aprovações do governo que eram necessárias para a aprovação da transação. Agora a Unigel tem o interesse em participar da licitação, que inicia em junho. A empresa possui três empreendimentos na área de fertilizantes, com fábricas arrendadas da Petrobras na Bahia e Sergipe. De acordo com informações do portal Rádio Caçula, a senadora Simone Tebet (MDB) disse que mais duas petroquímicas demonstraram interesse em disputar a licitação.
Segundo o projeto inicial, a UFN3 tem capacidade de produzir 1,2 milhões de toneladas de Ureia 761.000 toneladas de amônia por ano. A fábrica teve sua construção interrompida pela Petrobras em 2014 com 80% das obras concluídas.
A Unigel é uma das maiores empresas químicas do país e produz estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados com localizações estratégicas no Brasil e no México. Ela também fornece matérias-primas para indústrias de múltiplos segmentos como eletrodomésticos eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura.