Ronier Sánchez Alonso, 44, um dos pilotos de drogas mais procurados no mundo foi preso na quinta-feira (25) por policiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) em Assunção, Capital do Paraguai. O mexicano trabalhava para cartéis no México e na Colômbia e era responsável por transportar drogas nos Estados Unidos.
Ele foi alvo de várias investigações nos Estados Unidos e é acusado de conspiração e tráfico internacional por via aérea, desde áreas de produção de cocaína na América do Sul até centros de redistribuição na América Central e no Caribe, controlados por cartéis mexicanos.
Segundo o site estrangeiro Última Hora, o foragido utilizava aeronaves com capacidade para transporte de 1,5 mil a 2 mil quilos de drogas por voo. Ele também levou a droga de países como Colômbia, Equador, Bolívia ou Peru.
Sánchez Alonso foi detido por meio da transmissão de informações entre instituições e órgãos de segurança nacionais e internacionais. Ronier era alvo de alerta vermelho da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) e será extraditado para os Estados Unidos da América.
A prisão foi resultado graças a troca de informações entre as Instituições e Agências de Segurança Nacionais e Internacionais, Agentes Especiais da SENAD, sob coordenação do departamento de justiça dos Estados Unidos e do Ministério Público do Paraguai. Veja também: Homem que batia na mulher e portava arma ilegalmente é preso
(Com informações do repórter Itamar Buzzata)