A Capital sul-mato-grossense completa 122 anos no próximo dia 26 de agosto e pelo segundo ano consecutivo sem o clássico desfile em comemoração ao aniversário, por conta da pandemia do novo coronavírus, a prefeitura planeja 64 eventos nas modalidades híbridas e presenciais, além da entrega e lançamento de obras do Reviva Mais Campo Grande, como as obras do Monumento dos Imigrantes, popularmente conhecido como “Carro de Boi”, localizado próximo do Horto Florestal.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Max Freitas, apesar de não ter o clássico desfile que anualmente levava mais de 15 mil pessoas para a região central de Campo Grande, muitas atividades e eventos estão programados, entre eles uma live nos altos da Avenida Afonso Pena com a participação de cantores como Patrícia & Adriana, Loubet e Munhoz & Mariano.
“Este ano não teremos o desfile do aniversário de Campo Grande, mas estamos preparando diversas atividades. Teremos ações híbridas, lives e algumas ações presenciais. No dia 26 teremos o projeto família nos altos da Avenida Afonso Pena, vamos manter o distanciamento e todas as medidas de biossegurança. Nesse mesmo dia, teremos a assinatura das obras do Monumento Carro de Boi e live com diversos artistas”, informou.
Conforme a pasta municipal, os eventos serão divulgados diariamente no site e ainda, no próximo dia 16, o calendário de lançamento e entrega das principais obras será detalhado durante um evento que seguirá todos os protocolos de biossegurança.
No calendário, entre as obras estão: mais de 700 unidades habitacionais, uma nova Emei (Escola Municipal de Educação Infantil), recapeamento e pavimentação.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, acredita que a principal obra em comemoração é a segunda etapa do Reviva Campo Grande, obra de revitalização do microcentro e da Rua Rui Barbosa, que já está em andamento.
“Acho que a obra de revitalização da região central é a principal. Como já foi iniciada, o prefeito Marquinhos Trad fará uma visita às obras no fim deste mês de aniversário da Capital. A comunicação ainda está fechando o calendário”, disse.
Dentro das obras de pavimentação, está a primeira etapa do bairro Rita Vieira, que provavelmente terá início na semana do aniversário da cidade. Com investimento de R$ 15,3 milhões, terá a execução de 5,6 km de drenagem, 14,5 km de asfalto, além de 4,5 km de recapeamento.
Já sobre as moradias, a AMHASF (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) garantiu em nota que estão sendo feitas pra entrega as casas do Sírio-Libanês e do Portal das Laranjeiras, o que totaliza mais de 700 unidades.
Ontem (2), a programação de aniversário teve agendas voltadas para a cultura, políticas para as mulheres e eleição para escolha dos membros da região urbana do Segredo.
E ainda para esta primeira semana do mês de comemoração está prevista a inauguração de novas escolas públicas de futebol, entrega de materiais esportivos, de academias ao ar livre e o sorteio da ordem dos interessados em apartamentos do centro, que vai ocorrer no próximo dia 6 de agosto.
Ao todo, serão sorteados 498 apartamentos a serem construídos no Bairro Cabreúva. Os imóveis terão custo de R$ 180 mil cada unidade e poderão ser financiados em até 360 meses.
O primeiro evento em comemoração ao aniversário ocorreu no último domingo (1º). O município entregou as últimas casas, de um total de 136 moradias, do Programa Ação Casa Pronta, no bairro Bom Retiro. (Rafaela Alves e Rafael Ribeiro)