O calor promete aumentar ao longo do final de semana em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) desta sexta-feira (03) a domingo (05) o tempo fica firme e não há probabilidade de chuvas em grande parte do estado.
Para o extremo sul das regiões pantaneira e sudoeste, o Cemtec estima aumento de nebulosidade, com pancadas de chuvas bem isoladas (até 5mm) devido a passagem de uma frente fria.
As temperaturas seguirão elevadas em todo o estado com bastante calor, podendo atingir até 38ºC na região pantaneira, 37ºC na região centro-norte, 39ºC na região leste, 35ºC na região sudoeste e em torno de 36°C na capital.
Ao mesmo tempo que o calor se eleva, a umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos, são esperados valores entre 5-25%. As áreas mais impactadas serão as regiões pantaneira, centro-norte e leste.
Feriado
As mesmas condições devem se manter ao longo do feriado da independência do Brasil. De acordo com o Cemtec, a segunda-feira (06) e a terça-feira (07) serão de tempo estável em todas as áreas do Estado.
As temperaturas devem permanecer altas e os índices de umidade relativa do ar baixos entre 5-30%, principalmente nas regiões pantaneira, centro-norte e leste devido a atuação de um anticiclone em médios níveis.
Condições registradas
Setembro começou trazendo de volta o calor e o tempo seco. Para se ter uma ideia, Corumbá figurou na lista de lugares mais secos do País no primeiro dia do mês. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital do Pantanal registrou 13% de umidade relativa do ar. Os dados também mostram Coxim (14%), Costa Rica (15%), e Campo Grande, Jardim e Três Lagoas com 17%.
Com tendência de elevação para os próximos dias, as temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul também foram destaque. Enquanto Corumbá registrou 38.2°C no primeiro dia de setembro, Coxim também aparece na mesma lista com calor de 37.6°C.
Acesse também: Mês de setembro será de calor acima da média
Setembro é considerado o mês das flores, e marca a transição para a primavera que começa oficialmente no dia 22, e tem como característica o aumento da temperatura.
Será um mês de temperaturas acima da média devido a permanência de massas de ar seco e quente, que favorecem a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).