O senador Major Olimpio (PSL-SP), líder na Casa do partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (7), que os parlamentares devem votar o segundo da reforma da Previdência apenas no dia 22 de outubro.
Em evento na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Olimpio afirmou que o Senado poderia tentar votar o projeto no dia 15, mas que, para isso, os senadores que viajarão ao Vaticano nesta semana para acompanhar a canonização da Irmã Dulce teriam que voltar ao Brasil na próxima segunda-feira (14).
A previsão inicial da reforma no Senado previa o segundo turno para a próxima quinta-feira (10). Porém, com o atraso em uma semana para a primeira votação, o presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), previu um adiamento igual para a segunda etapa, mas preferiu não dar datas sobre a apreciação do texto que altera as regras da aposentadoria. Essa é a última votação para que a PEC, se aprovada, entre em vigor e altere as regras da aposentadoria.
Olimpio afirmou que “em determinado momento, houve um entendimento de vários senadores e bancadas de que era o momento de pressionarem para conseguir alguns pleitos individuais.” (João Fernandes com Estadão Conteúdo)