A rede púbica de saúde começa a receber nos próximos dias, 4,3 milhões de máscaras cirúrgicas que deverão ser usadas pelos profissionais que estão na linha de frente da batalha contra a covid-19. Os utensílios serão dizimados pelo Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde.
É o primeiro lote de um total de 240 milhões de máscaras compradas pelo ministério no último mês com um investimento de R$ 694,3 milhões e que chegou ao Brasil na noite dessa quarta-feira (6).
A encomenda totaliza 960 toneladas e será transportada da China até o Brasil com apoio do Ministério da Infraestrutura através de 42 voos. São 200 milhões de máscaras cirúrgicas e 40 milhões de máscaras N95.
A expectativa da pasta é que essas máscaras ajudem a suprir a necessidade da rede pública por 60 dias. O contrato para aquisição desses itens foi assinado com a empresa Global Base Development KH Limited. Até o momento, o ministério já distribuiu cerca de 30,6 milhões de máscaras, sendo 28 milhões de máscaras cirúrgicas e 2,5 milhões de máscaras N95 e que já estão em uso no Sistema Público de Saúde (SUS).
(Texto: Karine Alencar com a Agência Brasil)