A situação tem sido comunicada diariamente para as autoridades da saúde pública
O hospital da Santa Casa de Campo Grande enfrenta uma quarta-feira (14) movimentada e e a situação é extremamente crítica no atendimento hospitalar do SUS. No momento, a clínica atende 99 pacientes acima do limite técnico.
Segundo informações atualizadas, somente na área vermelha do Pronto-socorro, há 20 pacientes em atendimento, sendo a capacidade para 6 pacientes graves. Já na área verde há 62 pacientes, sendo 32 deles em observação. A capacidade também é de 6 leitos.
O hospital reforçou que a situação tem sido comunicada por ofício, diariamente, para as autoridades da saúde pública, inclusive ao Ministério Público Estadual.
Nos últimos dias, mais que triplicou o atendimento de pacientes em vaga zero, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os dias 6 e 13 de abril, foram atendidos 489 pacientes em vaga zero.
A “vaga zero” é um recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana na atenção às urgências.
(Com informações da assessoria)