Queda de avião em Aquidauana mata quatro pessoas

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Cineasta indicado ao Emmy e arquiteto chinês renomado estão entre as vítimas

Um trágico acidente aéreo no fim da tarde dessa terça-feira (23) deixou ao menos quatro mortos na região da fazenda Barra Mansa, localizada no município de Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense, a cerca de 141 quilômetros de Campo Grande. A aeronave de pequeno porte Cessna Aircraft 175, prefixo PT-BAN, fabricada em 1958, caiu logo após uma tentativa de arremetida, procedimento em que o piloto interrompe o pouso para subir novamente. Testemunhas relataram uma explosão imediata após o impacto.

De acordo com informações preliminares do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), equipes da Polícia Civil e do grupo aéreo Icaro foram mobilizadas para o local, de difícil acesso, a fim de isolar a área e apurar as causas. A FAB (Força Aérea Brasileira) foi acionada e ainda não divulgou posicionamento oficial.

Foto: reprodução/redes sociais

Entre as vítimas está o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, 47 anos, conhecido pelo documentário Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicado ao Emmy Internacional e que abordou o acidente aéreo com a equipe da Chapecoense em 2016. Luiz Fernando também dirigiu produções internacionais, como To Wino or To Win, sobre o Al Nassr Futebol Clube, e uma série sobre artistas contemporâneos, além de um documentário exibido em festivais sobre o arquiteto português Álvaro Siza.

Outro passageiro era o arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu, referência mundial em urbanismo sustentável e criador do conceito de “cidades-esponja”, modelo que transforma áreas verdes em reservatórios naturais para conter enchentes. Doutor pela Universidade de Harvard e professor na Universidade de Pequim, Yu atuava como consultor do governo chinês e já havia projetado obras premiadas em mais de 70 cidades.

O documentarista brasileiro Rubens Crispim Jr., fundador da produtora Poseídos e colaborador de canais como Discovery Channel, National Geographic, Arte 1, TV Globo, TV Cultura e a plataforma Cultura em Casa, também estava a bordo. Sua carreira de quase duas décadas no audiovisual foi marcada por séries e filmes de arte.

O piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, paulista, também morreu. Marcelo deixa dois filhos, Hugo e Gael. Segundo informações iniciais, ele tentou arremeter, mas o avião perdeu altitude e caiu, resultando em uma explosão que destruiu a estrutura quase instantaneamente.

Os quatro viajavam a trabalho em uma das locações usadas nas gravações da novela Pantanal. Amigos de Luiz Fernando afirmaram que o grupo produzia um documentário sobre o conceito de cidades-esponja, tema ligado à obra de Kongjian Yu.

As equipes de resgate enfrentam desafios para chegar ao ponto exato do impacto, em meio a áreas alagadas e de difícil deslocamento. A investigação sobre as causas do acidente ficará a cargo da Polícia Civil e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

por meio de nota divulgada na manhã desta quarta-feira (24) a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) informou que foi acionada por meio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) e da Delegacia de Polícia de Aquidauana, para atender a uma ocorrência de acidente aéreo em uma zona rural do município.

A nota informa ainda que equipes da PCMS, incluindo peritos criminais, estão em campo para a realização dos procedimentos de praxe e o levantamento de dados preliminares. Neste momento, não há confirmação oficial sobre o número de vítimas fatais nem sobre as circunstâncias do ocorrido.

A instituição finaliza a nota ressaltando que as informações referentes aos trabalhos periciais e investigativos serão comunicadas à imprensa de forma oficial e oportuna, após a finalização das diligências necessárias.

 

*Matéria atualizada às 7h40 para acréscimo da nota da Polícia Civil de MS

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *