Durante confrontos policiais em protesto feito por manifestantes contrários a uma lei da cidadania na Índia, pelo menos três pessoas morreram e milhares foram detidas nesta quinta-feira (19). De acordo com informações do jornal “The Indian Express”, as mortes aconteceram nas cidades de Mangaluru e Lucknow.
Os agentes teriam abrido fogo contra manifestantes que tentavam incendiar uma delegacia. Duas pessoas foram mortas em Mangaluru e a terceira em Lucknow. Fontes da polícia local disseram que duas pessoas estão internadas em estado grave e que 20 agentes foram feridos durante os confrontos.
Com o slogan “Salve a Constituição”, milhares de manifestantes se reuniram nesta manhã em Nova Délhi para protestar contra a exclusão de muçulmanos de um projeto que facilita a concessão de cidadania indiana a refugiados de Bangladesh, Paquistão e Afeganistão e que fugiram de seus países por perseguição religiosa. Por algumas horas, as comunicações via internet foram suspensas, e dezenas de estações de metrô foram fechadas.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Isto É)