Um dos momentos mais esperados do ano está chegando, na última sexta-feira do mês de novembro, acontece a Black Friday, e para que os consumidores não caim em cilada, o PROCON de Mato Grosso do Sul dá dicas básicas de como escapar das armadilhas e garantir uma compra segura.
O superintendente do órgão, Marcelo Salomão explica que 65% das pessoas buscam realizar compras virtuais e, que nesta modalidade de compra, a atenção deve ser redobrada. “O maior erro do consumidor é agir por impulso. Ele fica entusiasmado com o valor do produto e na maioria das vezes esquece de pesquisar preços antigos ou em outras lojas e acaba fechando negócio”.
Um outro ponto citado por Salomão eque deve servir de alerta para quem pretende aproveitar o evento para realizar uma compra é focar no objeto de desejo. “É preciso fazer um planejamento antes da compra, deve-se escolher o objeto ou os objetos que deseja adquirir, pesquisar sobre ele, para então, fechar negócio. Sem essa prévia, o consumidor corre o risco de comprar além do que necessita e até ficar com dívidas”, pontua.
Ainda de acordo com informações do PROCON, houve uma queda expressiva no número de denúncias no período da Black Friday, nos últimos dois anos. Os dados mostram que em 2019, o Procon recebeu 933 denúncias, ao passo que em 2020, o número caiu para 562, registrando uma queda de -66,01%.
Pesquisa PROCON
O PROCON de Mato Grosso do Sul divulgou em seu site uma lista com os sites de lojas que mais tiveram reclamações nos anos de 2020 e 2021. O relatória cita 12 comércios virtuais e a quantidade de reclamações referente a cada um. A loja que lidera a lista acumulou 379 reclamações nos dois anos.
Já em relação aos problemas mais demandados, o site aponta: Não entrega ou demora na entrega do produto, produto com vício, desistência de compra, venda enganosa e produto entregue diferente do pedido.
Confira a lista completa aqui.