Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) flagrou várias irregularidades em todas agências bancárias do município de Paranaíba. Cinco bancos foram autuados.
Segundo o Procon Estadual, nas agências havia demora no tempo de espera para o atendimento, não existia atendimento preferencial, não havia o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, na maioria das agências não havia emissão de senhas com registro de chegada, saída do cliente e emissão de comprovantes em papel termossensível.
Ainda conforme o Procon, um fator observado foi a inovação de unidades de crédito, como é o caso de uma das agências fiscalizadas, onde apesar de espera em longas filas e demora excessiva, o consumidor só recebe senha no momento em que entra na agência, o que não permite o cálculo do tempo que demandou o atendimento. Fato idêntico ocorreu em outro banco, com uma diferença: as pessoas a guardam em longa fila no outro lado da rua sendo chamadas pelo segurança quando ocupam o primeiro lugar na fila. Independente de prioridade.
Várias das agências visitadas já foram autuadas outras vezes pelo Procon. Além das autuações, os fiscais promoveram orientações aos responsáveis pelas instituições, de maneira que possam melhorar a relação de consumo.