Os partidos Cidadania, MDB, PSDB e União Brasil se reuniram ontem (6), para debater o nome que representará uma candidatura única das quatro siglas à presidência da república nas eleições deste ano. A previsão é que o candidato seja oficialmente anunciado no dia 18 de maio.
A união dos partidos tem o intuito de definir uma opção mais competitiva para disputar contra o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas pelo Planalto.
No cenário atual, o MDB indicou a senadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, como pré-candidata a presidência, enquanto o partido tucano indicou o ex-governador de São Paulo, João Dória, que venceu as prévias do PSDB, contudo Eduardo Leite (PSDB), renunciou ao governo do Rio Grande do Sul para também disputar o pleito presidencial.
Definir um representante da terceira via pode ser uma tarefa difícil para os partidos, visto que nenhum dos três nomes se mostrou interessado em abrir mão da disputa eleitoral.
Nessa perspectiva, outros possíveis nomes surgem como alternativa, entre eles o ex-Juiz Sérgio Moro que poderá concorrer pelo União Brasil. Apesar de ser o nome mais aventado pelo partido, Moro terá que enfrentar uma radical oposição de uma ala do partido, composta por parlamentares do extinto DEM (Democratas).
O partido também analisa lançar o nome de Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, no próximo dia 14 para que ele lidere as negociações com objetivo de encontrar um consenso entre o centrão.
A aliança com o recém-chegado União Brasil, que nasceu da fusão entre o DEM e o PSL, é estratégica tanto para o MDB quanto para o PSDB, visto que o partido concentra a maior parte do fundo eleitoral e o maior tempo de TV.
Alianças
Na tarde de ontem (6), Simone Tebet e Eduardo Leite se reuniram em Brasília para debater alianças políticas e o futuro de suas candidaturas.
“A reconstrução do Brasil passa pela união de forças do centro democrático para acabar com a polarização e combater a fome, a miséria e a desigualdade social. É preciso encontrar um novo caminho, uma via única que traga paz e esperança ao povo brasileiro”, disse a senadora.
“Foi um super prazer conversar longamente com a senadora Simone Tebet hoje e perceber que estamos com o mesmo sentimento e propósito para construir uma alternativa para o Brasil”, afirmou Eduardo Leite
O PSDB e o Cidadania já formam uma federação e trabalham em conjunto para apenas duas vagas na chapa presidencial. Na tarde de ontem, João Dória esteve em Brasília onde se reuniu com a senadora Eliziane Gama, apontada como possível candidata a vice-presidente em sua chapa.
Confira a nota dos partidos da terceira via na íntegra:
Brasília, 06 de Abril de 2022
União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania, reunidos hoje em Brasília, reafirmam tratativas para apresentar um candidato(a) à Presidência da República como a alternativa no campo democrático.
No próximo dia 14/04, quinta-feira, o União Brasil confirmará o nome do Partido para apreciação desse conjunto de forças políticas.
O candidato (a) de consenso será anunciado (a) no dia 18/05, quarta-feira em Brasília.
Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros.
Luciano Bivar – União Brasil
Baleia Rossi – MDB
Bruno Araújo – PSDB
Roberto Freire – Cidadania
Com informações da Folhapress.